Tuesday, March 17, 2015

Novo layout e dicas de como montar o seu

Como deu para reparar, mudei a cara do blog! Ainda estou alterando umas coisas e adicionando outras.
Para isso passei um bom tempo procurando imagens, escolhendo fontes e planos de fundo e até conheci sites novos. Lembrei de como é trabalhoso esse processo e para ajudar, vou compartilhar alguns alguns sites e dicas úteis como editor de imagens online e digital scrapbooking.

Usando templates prontos ou semi-prontos

Para quem quer ser prático, existem vários sites que já oferecem o pacote pronto e gratuito, em forma de código css.
Eles são muito mais mais rápidos de instalar porém não se pode personalizar muitas coisas, a maior parte dos sites tem design mais básico e simples:
★ B Templates
★ Sora Templates
★ All Blog tools

Alguns sites oferecem o template em forme de código css, para instalar é só ir em Modelo:


E clicar em Personalizar:

Você vai entrar na área de personalização do layout, vá em Avançado e Adicionar CSS no final da lista. Aí é só colar o código na área de texto.

Se você não entende sobre CSS, é melhor não alterar nada do código e só colar. Podem ser usados diversos elementos em formato css e é possível mudar muita coisa do blog usando os prontos que podem ser encontrados em diversos sites.

Misturando elementos e montando seu próprio template

Para quem gosta mais de fazer algo mais customizado e diferente, como é o meu caso, essa é a melhor opção. Muitos sites oferecem elementos em formato css que já dão uma cara nova e única para o blog. Eles podem ser retirados e misturados de sites diferentes, o resultado final dá mais personalidade ao blog. O bom é que css são instaladas sempre da mesma forma, por isso ainda são práticos e fáceis.

Alguns sites oferecem imagens de fundo ou header / cabeçalho que podem ser upadas ao blog ou só colando o código css na área de customização do blog. Os headers / cabeçalhos costumam vir pré editados e praticamente prontos, pode ser editado o nome do blog (ou o que você quiser) usando um editor de imagem (Paint do Windows ou até Photoshop, alternativa fácil e rápida mais adiante) ou indo em Layout:

E selecionando uma opção de "posicionamento" que se encaixe melhor com sua imagem:


Listo abaixo alguns sites que oferecerem desde temas completos com fundo e header que podem ser usados separadamente como também bottons e banners para serem customizados:

Digital Scrapbooking e editor de imagens
Falta de habilidade em edição não é mais desculpa, em minhas pesquisas encontrei uma coisa chamada "digital scrapbooking", o resultado é semelhante ao scrapbooking comum usando imagens em .png com fundo transparente. Com esses elementos semi prontos é fácil misturar vários montar algo novo, podem ser usados como header, para fazer títulos em colunas, banners entre outros. Seguem alguns exemplos do que costuma ser oferecido, o resto fica por conta da sua criatividade:



 


Não disse que falta de habilidade não é desculpa? Usando o Pic Monkey, um editor de imagens online, fica fácil misturar tudo, ele é gratuito e funciona como esses editores de foto para celular! 
Ele permite usar imagens em .png para fazer montagens e também tem sua própria galeria de imagens, uma mais linda que a outra! Variam desde etiquetas vitorianas à setas e estrelas. A seleção de fontes também é bem grande! Montei meu header usando ele e pretendo usar para fazer outros botões e semelhantes. 
Algumas das opções que ele oferece são pagas, mas é possível fazer tudo sem gastar nada. Única desvantagem é que não é possível transformar imagens de fundo branco em transparentes.
Mas não há o que temer! Existem muitos sites que oferecem gratuitamente esses elementos:
E se nenhum oferecer o que você busca, procurando por "digital scrapbooking" no Pinterest é possível encontrar uma variedade de elementos gratuitos.

8 comments:

  1. Adorei todas as dicas e já salvei os sites que eu não conhecia. Estou precisando tirar um tempinho pra fazer algumas mudanças no meu layout e esse post vai me ajudar muito! Eu gostei muito do seu novo layout! Ele é muito elegante e me faz pensar em outono :3

    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz por ter gostado das dicas! E é verdade, está lembrando outono, deve ser o laranja?

      Delete
  2. Eu não sabia nem da metade desses sites. Esses então de scrapbooking virtual nunca tinha ouvido falar. Apesar do meu header ter sido feito com um freebie para scrapbook, eu nunca tinha pensado que dava para fazer uma montagem em cima dele. Acho que vou aproveitar para rearranjar meu blog, já que você colocou todos esses sites.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que meus links ajudem na sua organização e tragam novas ideias, boa sorte :3

      Delete
  3. Gostei muito das listas de sites! acho scrapbook digital um jeito bem bacana de fazer imagens diferentes, pretendo testar isso logo♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. É muito bom saber que diversas pessoas acharam os links úteis <3 Boa sorte testando, tenho certeza que você vai conseguir resultados muito legais :)

      Delete
  4. Adorei as suas dicas!
    O PicMonkey é a melhor coisa que eu achei na internet nos últimos tempos *__*
    Eu usei este site aqui: http://www.seobloggertemplates.com/
    Eu ainda estou pensando em mudar o layout... Não me apaixonei pelo meu sabe? Genérico demais!
    Vou olhar essas opções e também as outras do site que eu peguei pra me decidir :3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tb acho hahah Existem outros sites que oferecem de fazer edição online como o Pixlr (acho q até pode ser uma boa adicionar ele na lista), mas nenhum é tão prático e fácil de usar quanto o PicMonkey!

      Delete