Wednesday, February 11, 2015

A saga do cabelo cinza chumbo - FINAL

Fiquem com esse post enquanto eu escrevo sobre as minhas aventuras no Japão.

Enfim, encontrei meu cinza chumbo perfeito e não foi usando nenhum dos produtos citados no post anterior, foto de janeiro:


Sigo aqui contando meus passos até encontrar o melhor cinza para o meu cabelo, nem tudo daqui funcionou para mim, mas podem ser útil para alguns

Depois dos reflexos arroxeados, em agosto eu decidi mudar, não aguentava mais me sentir de cabelo roxo. Usei Dekap e passei setembro sendo loira e tratando o cabelo.

Antes e depois

Em Outubro neutralizei o rosado usando o Diesel Green da Keraton Hard Colors e resolvi testar outro método para acinzentar.

Matizando com 1.0 (preto) da Alfaparf


A idéia veio desse vídeo:

Vendo os resultados e o "perigo" de chumbar, resolvi fazer uma mecha teste seguindo as mesmas proporções indicadas, mas deixando por um pouco mais de tempo, o resultado:


Compare com a cor da parte presa, bem melhor, né?
Fiz no cabelo todo, mas manchei tudo, usei tinha demais em algumas partes e a cor voltou a arroxear, outras partes a cor ficou como eu gostaria. Não rola, para quem sempre só usou tinta fantasia, usar essas tinturas são como entrar em outro mundo.


Eu esperei ele desbotar mas a cor ficava cada vez mais longe do que gostaria:

Já havia passado metade de Novembro e eu precisava retocar a raiz, nisso aproveitei para ser mais delicada com a 1.0, aceitando chegar ao prata em vez do cinza. E eu ainda tinha esperanças que a cor do comprimento sairia aos poucos. A raiz deu certo dessa vez, ela ficou com uma cor bonita, o restante não.
"Mecha" teste

Durante


Resultado.

Odiei tudo, minha previsão era de que o contraste não seria tão ruim. Não aguentei ficar nem uma semana assim, merecido, quem manda invetar de fazer sozinha?

Fiz um soap cap, passei o final da 1.0 diluída, me senti muito melhor:



Conclusão

Vantagens: matiza bem, é possível chegar ao cinza claro
Desvantagens: necessário ter precisão para passar e não manchar, risco de "passar do ponto" e avermelhar demais.

Não sei como nesse ponto meu cabelo ainda tinha forma. Nesse ponto eu larguei de vez o no poo (que já deveria ter largado antes mas só aí fui entender os sinais que meu cabelo já estava me dando) e fui para o low poo para usar produtos mais fortes para a recuperação. Nunca usei tanto óleo de coco para o cabelo ter cara de apresentável quanto nessa época rs.
Daí em diante eu larguei mão de usar qualquer coisa com oxigenada ou mais forte, isso incluía tinturas de qualquer tipo. Tive que me contentar que alcançar o cinza chumbo não seria para mim, no máximo iria ter cabelo loiro acinzentado.
Continuei a matizar usando o Banho de Brilho da Keraton em grafite diluído em creme de tratamento. E óbvio que continuei tratando, usando produtos bem mais fortes e caros que o de costume.

Dezembro foi, para mim, o mês do platinado, cor homogênea e todas as máscaras e cronogramas capilares:


Até que fui para São Paulo, visitar a família e amigos e lembrei da Ikesaki e das reviews de um certo shampoo desamarelador chamado Nupill.

Nupill Shampoo cinza escuro


Existem duas versões desse shampoo, um é desamarelador e o outro é cinza escuro com o objetivo de cobrir fios brancos.
Cheguei a testar outros shampoos desse tipo como o Agima em cinza e outro da Kert, "phyto gen shampoo grafit cinza escuro ", mas nenhum foi bom para acinzentar. E nenhum chegava perto do desempenho do Nupill daquelas reviews (existia outra review mas o link ñ funciona mais, infelizmente).
Fui em um casamento e cansei de escutar todos me chamando de loira, eu não queria ser "loira". Loira tem cabelo amarelado, o meu não era assim. E assim eu decidi testar o Nupill.

Comprei o cinza escuro que é o que eu uso até hoje. Fiz um teste de mecha por 2 minutos, que infelizmente não tirei foto devida a minha empolgação, e fui logo para o chuveiro passar no resto do cabelo. A diferença foi enorme, nada acinzentou tanto meu cabelo em tão pouco tempo.
A cor dele é praticamente preta, por isso fiquei com medo e deixei só 5 minutos em tudo para testar. Se 3 minutos fez milagre, 5 também faria.


Eu saí da cor "creme" para cinza, certamente cinza.
Ainda achei que estava claro e quando tive a oportunidade, usei o shampoo e deixei por 15 minutos, as fotos são de duas ocasiões diferentes, as cores bem fiéis à original, com um mês entre cada e logo após usar o shampoo:


Nessas outras fotos é possível ver a diferença entre os retoques e tom de quando desbota:




Conclusão:

Vantagens: Enfim, cor e tons certos, como eu procurava. Nupill foi A salvação. Além disso ele tonaliza sem danificar, age rápido e não é trabalhoso de passar comparado com tinturas ou tinta fantasia. A cor dura umas 3 semanas.
Desvantagens: Resseca um pouco, melhor evitar passar no couro cabeluro (passei um pouco outra vez, não manchou mas ressecou tabto que ficou coçando por uns 2 dias) e faz muita bagunça na hora de passar, mais bagunça que tirar tinta fantasia. Na hora de aplicar a cor engana, sempre faz o cabelo parecer mais escuro. Não existe em todo lugar, aqui em Brasília só encontrei em farmácia e nenhuma loja de cosmético tinha.
Geral: Ele tem sim seus defeitos, mas as vantagens são maires, pelo menos para mim. A facilidade de passar, o pouco tempo de agir e a cor fazer valer muito a pena. Enquanto eu quiser manter a cor cinza, continuarei usando esse shampoo.

Modo de usar:
É para usar como shampoo comum. Eu gosto de primeiro desembaraçar os fios com um condicionador de co-wash  (procurem o termo no google, existem muitos sites e páginas explicando a técnica) para tirar resíduos de oleosidade e sujeira, enxáguo e aplico o shampoo. Deixo por 15 minutos e depois uso o mesmo condicionador de co-wash para retirar o excesso de pigmento, esse passo costuma apresentar diferenças evidentes, o cabelo sai de preto, a cor do shampoo, para cinza. E finalizo usando o condicionador comum.
O resto eu faço como sempre faço, nada de extraordinário. Único porém é que eu costumo fazer co-wash com frequência (lavo com condicionador apenas) e uso shampoo uma vez a cada 15 dias mais ou menos, e isso deve fazer diferença na duração da cor, não garanto que a cor duraria o mesmo com outra pessoa.

Every color treatment, Anna Donna



No Japão, na Donki, eu encontrei esse produto e resolvi testar porque era barato e cinza, custou cerca de 1,000 yen, um pouco menos de 10 dólares.
Ele promete tratar os fios e dar cor, mas ao parar o uso, em uma semana o cabelo volta a cor original, também diz que não é necessário o uso de luvas. Uma amiga minha chegou a usar o vermelho, como ela tinha cabelo castanho, ela parecia ruiva mais natural. Pelo já sabia que o pigmento tinha chance de pegar.

Se possível eu gostaria de usar ele em vez do Nupill para manter a cor, já que ele não só trata como acinzenta. Mas as condições não deixam, né, para começar que ele é bem mais caro online.


Sei lá porque parece ser roxo, difícil tirar foto da cor :(

Ele tem dois modos de uso:
Como tratamento: após o shampoo, usar o produto, uma quantia do tamanho de uma bola de golf e deixar por 5 minutos. Enxaguar. Não fez nenhuma diferença na cor MAS nunca senti meu cabelo TÃO macio e TÃO gostoso TÃO rápido?? Acho que foi o milagre do Japão. Me animei demais com o produto.
Para coloração: aplicar nos cabelos secos e deixar por 10 minutos, lavar normalmente.
Usando esse método e deixando por mais tempo, como sugeriu a minha amiga, ele escureceu meu cinza já desbotado, mas sem puxar muito para o roxo, como já me aconteceu diversas vezes. De primeira ele parece ter um brilho azulado que sumiu na primeira lavagem, ele desbota cinza com reflexos arroxeados e ainda deixa o cabelo super gostoso após o uso, valeu a pena tanto como tratamento como para reforçar a cor, apesar de que a cor do Nupill é mais bonita. Também acho bom avisar que usei em cima do meu cabelo previamente já acinzentado e ele estava amarrado, por isso parece mais liso e amassado XD
Infelizmente meu frasco já está acabando, gostaria de ter comprado mais de uma bisnaga nem que fosse para usar como tratamento.


7 comments:

  1. Pô, 'uma amiga', da creditos aê poxas A___A lol
    Sua linda, adoro vc de cabelo cinza feliz <3
    Se vc quiser, tento mandar mais pra vc? ;v; é baratinho vc pode comprar 2 ou 3 cada 4 meses xD da tempo de chegar e trata o cabelo ne!

    ReplyDelete
  2. Que legal!!! Adorei essa dica do Nupill Shampoo cinza escuro, como sou noob nesses coisas ainda acho que vou conseguir!

    Mas o ressecamento é muuuitooooo grande? Umas hidratações já reparam isso?

    Se eu deixar uns 20 minutos eu consigo um cinza mais escuro? Tu deixou com touca térmica?

    ReplyDelete
    Replies
    1. O ressecamento não é tanto assim haha No máximo com uma hidratação ele já volta ao normal. Só foi bem ruim quando deixei muito no couro cabeludo, passei vários dias com ele coçando de ressecado.

      E não precisa de touca térmica, o shampoo é tem muito pigmento, tanto que eu até tenho trabalho para tirar o excesso dele.
      Quanto ao tempo, uso por 15 minutos porque é o máximo recomendado na embalagem, nunca tentei deixar por mais tempo, ainda mais porque a cor do shampoo é preta! Sempre tenho medo do cabelo ficar preto (nunca fica, nunca ficou e se ficar, não deve demorar muito para sair, mas né, prefiro evitar). Caso faça isso, também tem a chance de ressecar mais, mas se vc quiser ainda mais escuro, dá para tentar fazer em uma mecha de teste.

      Delete
  3. Será que o Nupill funciona no cabelo mel? Queria usar na parte ombre que fiz no meu cabelo mas sem descolorir mais. Queria ele um cinza bem escuro, pra não destoar tanto do meu cabelo natural

    ReplyDelete
  4. Adorei o blog!!! Eu to tentando chegar no cinza também, o blog me ajudou bastante!

    ReplyDelete
  5. Descolori meu cabelo...pra tentar deixar ele cinza...mais em partes ficou cinza outras ele ficou loiro e outras partes laranja!Sera que este shampoo vai cobrir o laranja e o loiro do meu cabelo?

    ReplyDelete