Tuesday, September 2, 2014

A saga do cabelo cinza chumbo

Update: o final da saga já está no ar!

Não sei de onde veio a vontade mas queria acinzentar meu cabelo, só faltava a coragem que veio na última semana de janeiro.
Faço esse post só porque estou com vontade de contar meu processo para chegar ao cinza, mas ele também pode servir de guia para quem quiser atingir essa cor de cabelo. Lembro que quando fui atrás de informações ano passado, não encontrei nada útil em português com produtos brasileiros sendo usados, só diversos guias e reviews em inglês que precisariam que produtos fossem importados, então pode ser útil para alguém.

Já tive cabelo fantasia por uns 4 anos, sempre mudando as cores, tratamentos, marcas de produtos. Passei os últimos 4 em busca de tratamentos mais naturais e eficientes, parando com a progressiva, deixando crescer e no máximo fazendo mechas (vez ou outra pintava o comprimento/raíz de castanho escuro com tinta para cobrir os fios brancos, genética meh. Felizmente das últimas vezes troquei a tinta por tonalizante.)

Segue um breve histórico fora de ordem de cores de cabelo:



Objetivo:


Left photo from Blacksaliva.org, right on from tumblr

Antes / Depois

Das duas fotos eu prefiro a da esquerda, mas me sinto melhor com a cor de cabelo a direita lol


Etapa 0:

Vou listar os métodos que usei para alcançar o cinza, todos eles partem do princípio que o cabelo já esteja descolorido (ou que no mínimo seja loiro), por isso chamo essa etapa de "zero".

Testei alguns métodos menos agressivos para descolorir. Vale lembrar que meses atrás cheguei a usar tintura e tonalizante castanho escuro (altura da sobrancelha até a parte laranja na foto do "antes), por isso a minha dificuldade em conseguir um tom claro e uniforme, felizmente o pigmento laranja não foi tão difícil de tirar.

Bleach oil, Maru:
É um óleo descolorante, funciona como substituto do pó descolorante e é usado da mesma forma de um. Li reviews interessantes dizendo que ele funcionava bem e deixava os fios macios, resolvi testar. Comigo ele só descoloriu UM TOM da parte virgem. Foi uma grande perda de tempo, pelo menos não danificou, confirmo essa parte de deixar os fio macios.
Umas semanas atrás usei o final dessa embalagem e só serviu para confirmar que ele não funciona bem comigo, só descoloriu a parte virgem em no máximo 2 tons. Meu cabelo é grosso asiático (não parece mas sou mestiça), talvez tenha a ver com isso? De qualquer forma, constei que COMIGO ele não funciona e não comprarei novamente.
Acho que ele pode funcionar melhor em fios já descoloridos com tinta fantasia como uma alternativa mais leve para a descoloração com pó.

Dekapcolor, Yamá:
Usei duas vezes por 30 minutos (ou seja, segui a recomendação), não fez nenhuma diferença na parte preta e o cabelo ficou dura, já as áreas em laranja desbotaram bastante.

Descolorante:
Desisti e segui a velha receita do descolorante. Eu não sei porque eu comprei o pó de Yamá, não sei MESMO. Eu sei que ele não é bom com meu cabelo. E eu ainda tinha o da Igora em casa.
Enfim, na primeira descoloração a parte virgem ficou no tom desejado, o restante ficou laranja.
Dia seguinte fiz outra descoloração só na parte manchada, que clareou um pouco mais e o cabelo começou a ficar poroso, o resultado está abaixo:


"Mamãe, detonei meu cabelo"

Eu decidi esperar para tratar os fios e depois continuar com a etapa de descoloração, mas não me aguentei loira. Independente do que acontecesse: cabelo sempre cresce, né? haha

Método 1: Intensificador Corretor 0.1 da Amend 

Importante dizer que para qualquer um dos métodos é necessário o cabelo estar loiro neutralizado de amarelos, de preferência.

A indicação era ficar com o produto no cabelo por 15 minutos, muitas platinadas indicam esse método para tirar o tom amarelado usando menos produto por menos tempo. Nos primeiros 3 minutos estava um cinza maravilhoso, problema que depois ele esverdeou não só no meu cabelo, como também a no pote de mistura!
Li que cabelo de asiático ainda tem muito pigmento vermelho e sempre que neutralizar a cor ela vai puxar para o verde, é uma desculpa para não ter dado certo, mas isso não explica porque até o que ainda não havia sido aplicado também ficou verde. Outra teoria é que o azul da cor cinza misturou com o amarelado e por isso esverdeou, mas SEMPRE que eu pintava meu cabelo de azul descoloria até ele chegar em amarelo ovo e ele nunca chegou perto do verde, nem quando desbotava (magia de cabelo semi asiático), então sei lá.

Resultado: cabelo verde musgo! 

Não foi o que eu esperava porém fiquei mais confortável com essa cor que com o loiro. A parte manchada ficou escondida, a cor ficou mais homogenia que eu esperava. Fiquei satisfeita naquele momento e me concentrei em tratar os fios.

Continuando com a historinha: 

Fazia tempo desde meu último corte de cabelo, sentia que ele estava crescendo torto, estava incomodada com as partes mais ressecadas de descoloração e acabei preferindo cortar.
Passei dois meses tratando meu cabelo da descoloração, usei DekapColor para tirar o vestígio do tonalizante (o verde) que usei no final de Janeiro. Nas pontas ainda havia bastante laranja de vestígio de tinta (de qnd eu usava castanho, comentei sobre isso lá no começo), a cor real era um pouco mais clara e pálida que na foto abaixo:



Método 2: Banho de brilho grafite, Keraton

Fiquei mais ou menos uma semana "loira" e em março testei o Banho de Brilho da Keraton na cor Grafite em uma mecha. Chumbou, consegui o que queria! Logo depois pintei todo comprimento. Apesar da diferença de cor na base, a cor pegou bem. Conforme ela desbota as áreas que eram mais laranja desbotam antes.
A minha vontade é de descolorir essas áreas que amarelam mas e a preguiça e o tempo? Sem contar que não tenho certeza que vá funcionar, essa região mais problemática é assim por vestígio de pigmento do tonalizante... Naquele momento eu preferi deixar crescer, tratar e manter a cor.

 

Ocasionalmente tonalizo com VG (creme de hidratação + uma ou duas gotas de violeta genciana) ou anilina azul, além de retocar a cor.

Abaixo algumas fotos do cabelo acinzentado em diferentes dias e iluminações:


Vantagens: Felizmente não precisava retocar com muita frequência, eu retocava uma vez a cada 5 semanas mais ou menos só porque algumas áreas amarelavam (pq, como já disse antes, a base estava alaranjada demais)

Desvantagens: Ele não é tão pigmentado como as tintas fantasias que já usei (Special Effects, Jeans Color, Manic Panic, Directions e até anilina), por isso uso mais de uma embalagem por aplicação (o fato de eu ter muito cabelo e meus fios serem bem grossos também colabora).
Ele tem silicone, eu faço no/low poo há uns 2 anos e sempre me dá uma dorzinha ter que cortar minha rotina.
Não sei se a fórmula mudou, mas ele tem deixado meu cabelo muito mais roxo nos últimos dois meses (e olha que parei de usar vg para tonalizar) e isso tem me incomodado demais, perdi o costume de ter cabelo mega colorido, no máximo aguento mechas em cores fantasia misturadas com fios de cor "normal". Curto o cinza justamente por ser mais neutro e sóbrio.

Eu sei que já postei essa foto MAS OLHA ESSES "REFLEXOS" EM ROXO ARGHHH

Recentemente usei Dekap Color para tirar o vesígio do cinza e agora estou com a metade de cima do cabelo rosada e metade de baixo roxo acinzentado (isso também apoia minha teoria que a formulação do banho de brilho mudou) lol
Agora voltei a procurar um novo método para manter o cabelo cinza. Ou talvez eu deixe ele mais para prateado?

Deixarei aqui outros produtos úteis que encontrei nessa minha busca para o cinza perfeito, vale lembrar que eu não testei nenhum desses pessoalmente.

Pravana Chroma Silk em Silver:

Aparentemente ela puxa mais para o azul.
Mais informações e outras fotos aqui





Ion Color Brilliance em Titanium:

Esse também puxa para o azul





Tonalizantes:

"0/11 & 0/81 in koleston special mix mixed half and half with equal amounts of developer"


Exotic Colors: cinza grafite e cinza grafite intenso

Pensei em testar por ter fácil acesso, uma pena não ter encontrado ninguém dizendo sobre a durabilidade dessas cores específicas. O roxo das mechas de amostra também me deixa apreensiva.






Em fim, descobri como alcançar o meu cinza perfeito, a continuação segue no link!


3 comments:

  1. Isso é muito útil pra mim, que estou procurando algo pra deixar meu cabelo prata/cinza claro. Algum tempo atras, durante um meeting, te perguntei como você tinha deixado seu cabelo cinza, justamente pq eu queria pintar o meu. Acabei fazendo em só uma mecha da franja pra não ter que retocar/tratar o cabelo todo e pra não me incomodar tanto com a raiz crescendo. Só que com uma unica descoloração, meu cabelo, que estava na maior parte com tinta castanha, ficou praticamente branco, acho que por isso a cor não fixa muito bem. Ai fico tonalizando só com VG, mas eu erro a mão frequentemente deixando o cabelo roxo e quando ele finalmente fica prateado/cinza claro, amarela super rápido. Vou ver se testo algum desses produtos que você mostrou pra ver se são certo com o meu cabelo. Ah, e eu andei lendo várias coisas ruins sobre as tintas da exotic, não sei se eu daria uma chance para elas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que sorte vc tem, cinza claro não só é mais fácil de conseguir como seu cabelo descolore fácil.
      Meu cabelo é muito grosso e é um trabalho descolorir, passo duas vezes para retocar a raiz x_x
      Eu estou sem meu PC agora (ou melhor, sem Internet nele, acabei de mudar de casa), se não eu já passava uns links que poderiam te ser úteis, mas dá uma procurada no color charm da wella na cor 050, aqui não tem mas muita gringa conseguiu um tom bonito de cinza com ele, vi vários relatos /reviews dele. Outro método mais simples eu vi no faq do tumblr da shortcuttothestars ou algo assim (é a menina do dark mori/strega), ela disse que usa um homemade toner misturando 1/3 de shampoo para cabelos cinza e o restante de creme se não me engano. Mas no nosso caso seria melhor esses shampoos que não são roxo, são mais cinza mesmo, tipo um que se chama Nupill. Estou para testar esse método assim que meu cabelo chegar na base certa, eu conheço esse shampoo mas não encontrei na loja que fui, comprei um chamado Agima em cinza e outro da Kert, "phyto gen shampoo grafit cinza escuro ". acho que depois vou até editar o post para incluir essas informações. Aí se nem isso der certo, testo a.coloração da Exotics, também li que não são boas mas na falta de opção... ;-;

      Delete
  2. Olá ,meu cabelo tbm esta laranja e tentei de tudo mais quase nada saiu,só que esta com laranja de anilina não aguento mais esta cor,esta um laranja com amarelado ...esta me irritando esta cor ...Descolorir uma mecha do cabelo com ox e pó descolorante da acquaflora.Ai ficou um laranja bem clarinho um amarelo já nem sei mais que cor ta😁. Bom eu vou tenta descolorir e neutralizar o laranja que ainda ficou.Bom o meu maior medo e fica verde de novo pq eu odiei ter verde no meu cabelo,minha intenção e deixa chumba...Mais ninguém da tanta dica por causa da anilina laranja.Também pensei em compra o banho de brilho da queratom quase não chumbe mais eu consiga limpa ou neutralizar o laranja...Bom adorei ver seu post no blog foi bem esclarecedor pq ninguém sabe me falar e eu to pesquisando isso a muito tempo e ninguém falar o da opinião por ser anilina no meu cabelo. Tipo tem gente que fica quieto ou zoa dizendo que nunca mais vai conseguir tirar e tudo mais. Já são coisas que eu ouvi As pessoas dessanimam só não to pra baixo com relação a isso pq tenho esperança e pesquisei muito.Eu só conhece o 0.1 da amend se eu não fosse pesquisar porque ninguém iria me falar ou dizer ...Gostei demais por vc ter compartilhado o processo que vc passou pra chega o tom desejado...digamos que o meu cabelo ficou do tom que vc deu o tempo de pausa para tratar do seu cabelo. Torcendo pra tudo dar certo...bjs é parabéns pelo blog

    ReplyDelete