Wednesday, December 18, 2013

Coletor menstrual e passeio em Brasília!

Graças a ajuda de meu pai, eu passei os últimos 5 dias em Brasília visitando a casa nova (não tão nova) do meu namorado, o Rob. Foi a minha primeira vez nessa cidade e apesar de todos feedbacks ruins que escutei sobre ela, eu gostei bastante, é bem arborizada e calma, é sempre fácil de encontrar o tipo de loja que precisa nas proximidades (exceto loja de armarinho, não cheguei a encontrar nenhum por enquanto).
O que mais me surpreendeu foi ter acordado com passarinhos cantando (nem sei há quanto tempo isso não acontecia), a quantidade de áreas verdes nas quadras residenciais (meu ponto preferido) e que os carros paravam para eu atravessar a rua! Nem na minha cidade do interior isso acontecia.
Foto meh do bairro


Também encontrei com a Carol na quinta feira e junto dela e do Rob jantamos em uma creperia maravilhosa que esqueci o nome. Ao chegar na área de fora do restaurante percebi que provavelmente já o tinha visto por fotos de meetings, minha suspeita foi confirmada depois pela Carol.

Eu tinha planejado de ir no meeting pré Natal dia 14 em Brasília, mas no dia o Rob acordou muito gripado e fiquei cuidando dele no final de semana (juntando com: eu só tinha roupa de verão e estava friozinho e eu acordei mal humorada sem vontade pra lolita). Graças a isso, jogamos o novo jogo de Saint Seiya para PS3, é legal, mas estávamos com dificuldade para abrir novos personagens. O Máscara da Morte é louco e é difícil de derrotar :<


E durante esses dias pude testar meu copo menstrual, yaaaay!


Coletor Menstrual


Eu descobri que eles existiam há uns anos, o primeiro que vi foi o da Meluna, e fiquei super animada para testar mas desde essa época nunca fui atrás de um. Passando pela Galeria do Rock, em uma loja vegana, chamada Arte Vegan, eu encontrei o da Inciclo e pensei "É agora ou nunca", já enrolei tanto pra comprar um, se não fosse nessa oportunidade eu sei que não iria atrás de novo.

O que é

Tem a mesma função de um absorvente, em forma de taça feito em material maleável que é inserido dentro da vagina e que coleta a menstruação.

A vantagem que me chamou atenção de início é que ele é reutilizável, o meu é de silicone médico, portanto pode ser esterilizado em água fervente entre os ciclos e na hora de trocar é só lavar com sabão neutro ou água.
A vantagem que eu acho mais relevante agora é que não preciso mais comprar absorvente, diminui a minha produção de lixo, não são testados em animais e é muito mais higiênico que o absorvente interno, que já era o meu preferido antes por esse motivo.
Ele sela a cavidade vaginal, assim nenhuma bactéria entra e não vaza, diferente de qualquer outro tipo de absorvente. Portanto, ele também não tem cheiro, o cheiro é causado por bactérias que se proliferam no absorvente comum, que cria um ambiente perfeito pra elas, com umidade constante e alimento de sobra. Também não precisa ser colocado tão longe no canal vaginal quanto o absorvente interno:

De uma marca para outra a diferença deve estar na qualidade do material (que não deve variar de forma relevante) e principalmente nos formatos. O meu é da Inciclo (antes se chamava Misscup) e vem em dois tamanhos: A, o maior, e B, o menor. Apesar das indicações de cada tamanho, a moça da loja disse que só faz diferença mesmo se a pessoa já teve ou não filhos, por isso escolhi o B, o menor, mesmo tendo fluxo intenso na maioria das vezes.

Ele veio em uma caixinha (impressa em tinta a base de soja, achei bem legal) junto de um saquinho usado para guardar o copo no resto do mês:
Conforto: 8/10
No começo senti desconforto mas foi pouco, depois que cortei um pedaço da alça foi melhor que usar o interno e não me atrapalhou mais. Mas eu ainda não aprendi a colocar do modo 100% certo porque ainda vaza um pouco, estive usando com absorvente fino, igual aqueles diários (que só prestam para serem usados durante a menstruação mesmo) para resolver isso.

Adaptação, colocação e retirada: 3/10
Demora mais pra aprender a colocar no lugar certo que o interno, o interno eu consegui depois de trocar umas 2 ou 3 vezes, nesse já passou o meu ciclo e eu ainda não sei colocar direito e sei disso porque, como eu disse, tem vazado um pouquinho. A adaptação também varia de pessoa para pessoa, espero que da próxima vez que eu precise usar, eu consiga fazer direito.
Para colocar é fácil, tive um pouco de dificuldade no começo, mas foi só tentar de novo que deu certo, tem um jeito certo de colocar essa coisa grandinha no lugar certo:

Só não gosto de ter que buscar o copo nos confins da minha vagina na hora da troca, apesar de absorvente interno ficar mais fundo, tem a cordinha, nesse eu tenho que dobrar a base para tirar o vácuo e consegui remover

Tempo de troca: 10/10
É indicado para ser trocado de 8 a 12 horas, muito mais tempo que qualquer outro produto do tipo. A troca é fácil, é só esvaziar o conteúdo no vaso ou na pia, passar água ou sabão e pronto. Único ponto negativo até agora é que sem acesso fácil a pia não ajuda (shopping por exemplo). Li que algumas mulheres o higienizam com água que carregam na bolsa e dizem que é suficiente como solução.
Detalhes talvez ignoráveis: na casa do Rob eu colocava o coletor em um pedaço limpo de papel higiênico, me limpava, me vestia mais ou menos, lava as mãos, o coletor e depois o colocava. Também não tão prático quanto os convencionais, mas não vejo problemas nisso sendo que as vantagens são maiores que os outros.
Ele também dura em média de 3 a 5 anos dependendo do modo de conservação.

Higiene: 7,5/10
Eu não confio que lavar com água e sabão seja suficiente para deixar o produto limpo, mas todo mundo fala que é suficiente então tudo bem, até agora não tive problemas quanto a isso. Por mim eu esterilizaria sempre com água fervente, só que eu sou meio chata em relação a esse tipo de coisa. Estava até pensando em ter dois e esterilizar a cada uso, só não sei se isso diminui a vida útil do produto.
Mas comparado a qualquer outro absorvente, esse é muito melhor quanto a menor proliferação de basctérias, ao absorvente comum eu diria que ele é 1/10, o interno eu considero 5/10, então não entendam mal, 7,5 de 10 é bom.
Também não preciso perder tempo e nem usar muito papel para me limpar, todo resíduo de menstruação fica no copo e teoricamente nada passaria dele

Economia: 10/10
É carinho, paguei 80 no meu. Mas pensem comigo: 80 para uma coisa que dura no mínimo 3 anos, então para 36 meses ele custa 2,22222222... reais ao mês. Com certeza eu gasto muito mais que isso comprando absorvente, eu ainda tenho bastante fluxo na maioria das vezes, então dá pra notar a economia, né?

Acabei tendo que mudar o ranking de 5 para 10 por cauda da categoria higiene, 4 e muito, 3 é pouco e 3,5 ainda soa ruim haha não que isso seja de fato relevante.
Mesmo com o problema de vazar um pouco, ainda estou disposta a continuar usando porque acho muito mais vantajoso que os convencionais.


Esse sábado será a final do Ribbon Fashion Contest no Ressaca Friends, alguém vai? Eu estarei por lá! E Natal viajarei novamente para Brasília, espero lembrar de tirar mais fotos 


4 comments:

  1. Muito obrigada, Bia, por fazer um post sobre esse coletor menstrual! *_* Venho a anos querendo usar. Eu sempre fiquei na dúvida sobre como tirar, já que não tem uma cordinha.
    No último final de semana, acabei comprando um absorvente reutilizável... de paninho. Por mais que pareça estranho para os outros, achei tão bonitinho e não me importo de lavar. Mas ainda não usei. Depois quero comprar o coletor e variar nos dois.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Na loja que comprei meu coletor tinha uns de panos tão bonitinhos que eu quase não resisti! Mas eu sou preguiçosa, não daríamos certo haha Antes disso não sabia que existia desse tipo, ele é só usar e lavar após cada uso, né?
      Espero que vc esteja gostando dele, é uma sensação boa não ter que precisar mais comprar absorvente, né? Eu fiquei super feliz por isso haha

      Delete
  2. Eu ouço falar tão bens desse coletor, e vi no Bazar Vegano vendendo e queria comprar, mas acabei não passando de novo pelo stand e esqueci D:
    Tem gente que acha nojento, mas srsly, acham mais higiênico ficar sentando em cima de algodão encharcado? >>: A questão da produção de resíduos é algo a se considerar mesmo, já que absorvente é algo que não dá pra reutilizar nem reciclar, então só acumula lixo.
    Adorei você ter feito um post a respeito ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também achei nojento da primeira vez que vi, mas aí passou qnd reparei que o absorvente normal é mais nojento ainda D:
      Vc foi no Bazar Vegano? Eu tava com vontade de ter ido visitar e conhecer, mas tava em Brasília...

      Delete