Saturday, February 12, 2011

Gambearras com decoden (*edit, link novo)

Quem nunca quis ter ou fazer aqueles acessórios suculentos e maravilhosos que imitam doces? Faze-los é mais fácil do que parece, só são necessários treino, observação e criatividade!
Vou postar umas dicas e gambearras simples, mas que quando eu as descobri fiquei boba com a facilidade de encontrar os materias e como elas deixam os "doces" mais realistas! Grande parte dos materiais necessários podem ser encontrados em papelaria, lojas de construção ou de artesanato (de preferência as que tem biscuit). No entanto vou me limitar a algumas dicas para não deixar esse post maior ainda xD (um tutorial completo pode ser encontrado aqui)



♫ Frutas de plástico como cerejas e morangos podem ser usados, só é difícil encontrálas em tamanho adequado.

Nozes ou granulado podem ser feitos com "cobrinhas" de biscuit cortadas, a diferença é o tamanho dos pedaços, mais longo para o granulado e mais curto para as nozes que podem ou não ser da cor natural como no exemplo abaixo:

♫ Colas 3D ou em relevo podem ser usadas para fazer vários tipos de de coberturas:

♪ Açúcar refinado dá um aspecto bem realista aos doces e sao fáceis de serem feitos, com giz de louza, maquiagem antiga e talco!

E para açúcar não refinado (ou comum lol) alguns tipos de glitter mais grossos podem ser usados.

Quase ninguém comeu macarrom, mas eles são lindos e muito comuns em deco e difíceis de replicar. Fazendo como no exemplo abaixo fica fácil e parecido com os de verdade. Na seção de links no final do post também tem um rápido tutorial de como faze-los de outro jeito.

Pérolas e pedras de acrílico para bijuterias, miniaturas de doces e relacionados de barbie, botões, rendas ou pinjentes de qualquer material são boas opção de itens para incrementar o decoden.

Caramelo, chocolate derretido e até sorvete derretido podem ser feitos com cola quente, você pode ou comprar um refil colorido (em cores adequadas, claro) ou pintar com esmalte :D

A maioria dos chantillys no brasil são feitos em biscuit ou em massas semelhantes, mas nada supera a maravilha dos silicones! O toque é completamente diferente e ficam muuito mais realistas! Eles podem ser encontrados em lojas de construção na cor branca e transparente, obviamente a cor branca é a única usada. Tome cuidado ao manusea-los que alguns cheiram bem forte, trabalhe com isso em ambiente aberto.
O maior problema desses silicones de lojas de construção é que secam bem rápido, assim que o tubo é aberto ele deverá ser usado de uma vez pra não perder o produto. O melhor a se fazer é primeiro fazer tudo necessário em biscuit e deixar para usar o silicone de uma só vez. Existem diversos tipos de "tampas" para tubos de silicone, como eu ainda não precisei delas não tenho como indicar alguma. Já ouvi dizer que umas meninas usaram esmalte na ponta do tubo para lacrá-lo, pode não funcionar em algumas marcas.

Outra coisa legal do silicone é que tudo que você grudar nele (strass, swarovski, biscuit, acrílico e plástico) vai ficar grudado! Então se, por exemplo, vc fizer um waffer de biscuit, colocar silicone em cima dele e strass grudado no silicone você não irá precisar de nenhum tipo de cola! :D
Mas não é só com tubo que irá ficar lindo que nem dos decos XD O ideal é usar bicos de confeitar para deixá-lo num formato mais usável, e para fazer isso é fácil e barato (tutorial completo aqui)

E as minhas aventuras com silicone:
 
Mas esses foram feitos com silicone próprio para deco, importados do Japão. Comprei no impulso e sem pesquisar muito, custou caro por causa do envio mas são mais práticos, em geral eles já vêm com uma ponta de confeiteiro rosqueável no próprio tubo!


E agora imagens para referência e inspiração:
                  

E mais imagens, dessa vez de doces reais:
         

Links úteis / credits:
"Tutorial Massivo da Morte" (tutorial de muuuita coisa, ensina a adaptar a ponta de confeiteiro pro tubo de silicone, fazer macarom, sorvete, entre outros, EXCELENTE pra quem quer aprender. Em inglês.)
Kawaii Frenzy (LINDO, grande parte das gambearras aprendi daqui. Em inglês.)
Comunidade Deco_den do LiveJournal (Diversos tutoriais, dicas e material para inspiração. Em inglês.)

*Edit: Hikaria tutorial de várias coisas que não encontrei nos links acima, como mini bananas fatiadas, bolas de sorvete 9bem simples!), macarrons, dentre outros.
Lojas internacionais:
Etsy: Mimi LoLo peças de acrílico, fimo, pinjentes e um pouco de tudo para incrementar decoden
Etsy: Miss Sapporo praticamente a mesma coisa que a loja acima

Japão: Coco de Nail mesmas coisas das lojas acima xD
O post acabou ficando GIGANTE, por isso espero que ele tenha sido útil para alguém XD Se vocês gostarem posso pesquisar e fazer tutoriais de coisas mais específicas mais para frente.E se precisarem de alguma outra dica ou dúvida é só perguntar, mas já digo que não sou nenhuma "expert" em decoden! XDD

6 comments:

  1. Adorei o post.Dicas ótimas pra fazer acessórios de biscuit. :3

    ReplyDelete
  2. Que coisas lindas ;_; Eu gosto de decodens mais simples, tem umas capas de DS que eu fico tipo "MEUDEUS, que medo de quebrar D: Deve dar um trabalho do cão pra limpar tb x_x"

    ReplyDelete
  3. você conhece konapun?( http://www.youtube.com/watch?v=dt8paSEWCbk ) não é decoden, mas parece tão divetido!
    :]

    ReplyDelete
  4. ahh adoreii as dicas .. mas gostaria de saber onde acho materiais para deco den ... tipo a massa de deco que vc mencionou !

    ReplyDelete
  5. poderia me indicar uma marca de silicone que eu poderia estar utilizando pra fazer a deco den??

    ReplyDelete