Friday, February 25, 2011

Brands, servirão em mim?

Fiz um artigo no fórum lolita sobre tamanhos de marcas japonesas, o vulgo “burando” (é como os japoneses falam “brand”, muita gente acha horrível essa palavra, mas é bem útil na hora de diferenciar marcas do Japão das outras de outros países), e acho um desperdício não postá-lo aqui, além de que ele não se trata apenas de marcas lolita.

(Oh, btw recebi hoje minhas circle lenses novas! Em breve farei uma review pra elas ♥)




Tem muita gente que tem medo de comprar brands por que tem receio em relação aos tamanhos, por isso resolvi fazer esse guia.

Por experiência própria comprando itens pra mim e por ter a loja Tocoton Alice acabei aprendendo bastante sobre tamanhos de peças, principalmente porque eu tive e tenho dificuldade para encontrar itens pra mim e já cheguei a comprar muita coisa que no final acabou não me servindo. Meus problemas maiores são busto, cintura e quadril. Então é mais em relação a esses tamanhos que eu vou falar aqui, se o seu problema é ter ombros largos ou braços compridos (comum em pessoas altas), é possível que eu não possa te ajudar

As medidas dos itens têm um padrão não muito exato, dependendo da coleção, marca e da época em que o item foi lançado ele pode variar.


IMPORTANTE: saiba suas medidas, pergunte ao vendedor ou pesquise (no caso de prints é mais fácil) as medidas das peças. Evite comprar itens que sejam mais de 5cm menores em qualquer parte do corpo. As medidas mais importantes são: busto, cintura e quadril em lolita e além dessas, ombro, comprimento de perna e coxa em outros estilos.


O que pode me servir?
Meninas que usam tamanho P de camiseta/calça, menos de 75cm de cintura e no máximo 85cm de busto não precisam se preocupar muito quanto servir ou ñ. As japonesas são pequenas quase como vocês, então é bem possível que a maioria das peças sirvam.
Já as que usam M, G, GG... terão um pouco mais de dificuldade, quanto maior o tamanho maior o nível de dificuldade de encontrar itens de brands.


Como ñ entendo tudo de tudo (principalmente de muitas brands lolita) sintam-se a vontade para complementar esse guia, conforme vcs forem fazendo isso vou complementando esse post. Podem mandar informações por comentário!


BRANDS LOLITA:
Shirring total:
A opção mais viável para quem é "maior" é sempre shirring total (elástico em toda volta do busto). Infelizmente e apesar de ser um contra-senso, shirring total não favorece nada as pessoas maiores apesar de servir mais facilmente. Usualmente será menos mal se for feito em tecido com prints e não liso ou então liso mas com uma saia com bastante informação para que o olhar se desloque para essa zona"
O que eu recentemente aprendi é que é possível usar shirring total sem que a sua silhueta seja deformada.

Como puderam ver, houve uma diferença notável entre as duas imagens apesar de eu ter vestido a mesma roupa.
A única diferença nessas duas opções foi que em uma eu usava um sutiã de tecido (uso pra dormir <3 Um sutiã comum daria praticamento o mesmo efeito) e no outro usava uma cinta para os seios. Elas podem não ser as mais confortáveis mas fazem uma boa diferença! A minha foi comprada nas Pernambucanas e tem um reforço em X de tecido na área do busto.

"Shirring parcial:Podem ser nas costas, na frente ou nos dois. Para quem é mesmo plus sized, shirring parcial nas costas não costuma ser suficiente a não ser no caso de marcas mais forgiving como metamorphose temps de fille.
A opção é então o full back shirring.

O problema maior das lolitas plus sized são os estilos mais elegantes especialmente classic e gothic, essas marcas não costumam ter tamanhos grandes. Mas mesmo assim existem opções, a Moi Meme Moitie lança sempre modelos free sized que servem a praticamente todos tamanhos, com um limite claro.”
By redtonic


SAIAS E JUMPERS/OP: Para meninas com busto e/ou cintura grandes dêem preferência a jumpers com shirring total ou parcial (que podem ser nas costas, na frente ou nos dois, como ocorre muito na Metamorphose) à saias. Em geral as saias são pequenas, mas existem exceções, principalmente nas que tem elástico em toda a volta da cintura.

CAMISAS: pra quem tem mais 85cm de busto e mais de 30cm de braço procurem as de tamanho M ou L da Baby ou as com shirring. A Meta tem diversos modelos com shirring e a AP tem alguns raros com shirring e outros de até 95cm de busto sem shirring, porém as medidas da cintura dificilmente passam dos 80cm.

CUTSEWS: em geral vestem até quem usa G, como a maioria é feita de algodão ou misturadas com material sintético, elas esticam bem. A ciscunferência do braço também não costuma ser um problema.

Angelic Pretty

SAIAS: muitas possuem elástico, mas ele ñ é lá muito funcional, se aumenta 5cm é muito. Pra quem tem cintura larga a boa é apostar no jumpers com shirring, mesmo assim, eu quando tinha cintura de 85 (to emagrecendo AEEE) entrava no Memorial Cake, ficava desconfortável e com os culotes saindo por cima de cintura (XD), mas é usável por algumas horas. Não posso confirmar se é assim com todas as saias da AP.

JUMPER / OP: os de shirring parcial acredito que caibam em vários tipos de corpo, eles esticam bastante, anão é difícil encontrar peças com busto até 100cm da Baby, Meta e AP. Para bustos maiores que 105 ou 110cm é melhor investir em shirring total.

CAMISAS: O busto da maioria vai até 85cm e algumas no máximo 95cm. Se seu busto passa disso é melhor usar no máximo as de shirring, em algumas ele pega toda altura da camisa, então mesmo se sua cintura for larga, elas servirão, o difícil é achar camisas assim. A desvantagem é na cintura. Eu acho mais garantia apostar em handmades que garantem o melhor caimento. Para evitar botões abrindo na região do busto, é uma boa idéia pregar botões de pressão ou ganchos pequenos entre os botões da camisa (dica preciosa que aprendi da Yui).

MEIAS: Pela minha experiência, é uma chance de 50% delas servirem em mim. As minhas batatas da pernas não são muito grossas mas ainda assim já perdi algumas poucas que comprei deles, nesses casos o desenho ficava distorcido porque minha perna era grande demais. Também acontece delas serem OTK mas ficarem parecidas com 3/4! Se for arriscar, é melhor pegar as de pouca estampa.


Baby the stars shine bright e Alice and the Pirates

A Baby agora tem diversos tamanhos, recentemente as medidas também ficaram um pouco maiores devido as vendas para outros países (nisso eu quero dizer EUA xD) então já facilita MUITO as coisas. Tanto jumpers/OPs como camisas, uma M com shirring veste G, assim como uma P com shirring veste M.

SAIAS: Algumas a cintura vai até 100cm.


A Aline do fórum fez uma pesquisa de alguns modelos com cintura maior:

Sweet Gingham Border Ribbon em Rosa: Cintura 60~98

Sweet Gingham Border Ribbon em preto: Cintura 60~98

Mary's Sweet Sheep em preto: Cintura 58~100

Mary's Sweet Sheep em menta: Cintura 58~100

Cherry Ribbon: até 100cm


Heart Marble Chocolate and Sugar Coated Cookies em marrom: Cintura 58~100

Heart Marble Chocolate and Sugar Coated Cookies em rosa: Cintura 58~100

Metamorphose temps de fille

Brand lolita com os maiores tamanhos (busto chega até 120 e cintura até 105 em algumas peças), sempre tem itens com shirring. Eu diria que pra quem tem dúvidas é melhor começar com ela.


●Moi Meme Moitie
Cintura e busto são muito muito muito pequenos. Diversos jumpers/OPs com shirring podem servir em tamanhos maiores. Já ouvi falar de jumpers sem shirring vestirem bem meminas maiores, mas eu não arriscaria xD


Jane Marple
Maior parte dos itens são bem pequenos.


Innocent World:
Tudo é para pessoas "pequenas" e "médias", mas no LiveJournal falaram que ALGUNS jumpers o shirring passa dos 100cm mas isso depende muito. As medidas do site não são muito confiáveis, eu já me decepcionei com eles, tive um jumper que dizia ter até 105cm de busto mas mesmo com 95cm de busto usando a minha cinta milagrosa o zíper mal fechou.
O ideal pra quem tem cerca de 100cm de busto é pegar no máximo peças com 10cm a mais de busto e ainda pode ser arriscado.
Nunca ouvi falar de camisas e casacos que serviram em pessoas "maiores", até onde eu pesquisei, elas vão no máximo com 85cm de busto.

Heart E
Alguns de seus itens tem shirring. Diversas saias tem a cintura de elastico que chegam a esticar até 110cm.

Victorian Maiden
 Tamanhos pequenos e fim T-T


Bodyline:

Eles tem "Queen Sizes". As medidas são grandes e várias peças tem shirring.


MAXICIMAM (MAM):
A maior parte das saias dessa marca tem elástico na cintura.


Lista de brands dos maiores tamanhos pros menores (bem generalizado levando em consideração os jumpers):
Metamorphose Temps de Fille
Baby the Stars Shine Bright
Angelic Pretty
Moi Meme Moitie (diversos
Innocent World
Victorian Maiden / Mary Magdalene / Emily Temple Cute / Juliette et Justine


BRANDS GOTHIC, PUNKS, “VISUAL KEI”
Diferente de lolita, nessa categoria as peças variam muito, aqui as camisas, saias e casacos podem ser curtos ou compridos, largos ou apertados, depende do modelo e dependendo disso a peça pode ou não vestir tamanhos maiores.

CALÇAS:Nunca vi uma brand com calças/coisas do genero com tamanhos chegando aos 42 (no Brasil), a maioria é manequim 36/38 e 40 no máaaaximo. O problema maior é o tamanho das coxas, coisa que japonês raramente tem xD Já vi calças que serviram em mim (uso 44), mas não fecharam no quadril/cintura. É bom dar preferência aos itens feitos de material que estica.
CAMISETAS: em geral vestem até quem usa G, como a maioria é feia de algodão ou misturadas com material sintético que estica, são mais tranqüilas.
MINI-SAIAS: atenção a esses itens. O mini do Japão é a “bunda de fora” no Brasil, não porque só porque mini deles é muito pequeno, mas principalmente porque japonesas quase não tem bunda XD A quantidade de tecido na frente é a mesma na parte de trás, adicione uma bunda e sua saia ficará mais curta atrás LOL Aconteceu comigo e foi desagradável ao ponte de não conseguir usar a saia

Black Peace now e Peace Now
SAIAS / JSK: As coleções mais novas tem elástico em toda cintura, mas a maioria ainda são pequenas e sem elástico, essas no máximo chegam a 90cm. As peças sem elástico na cintura não passam de 85cm.

CAMISAS: os tamanhos também são pequenos, aconselhável pra quem tem pouco busto e cintura.

BLAIZERS / CASACOS: A maioria veste até tamanho 42 de busto e a cintura deve ser menor que 85cm.


h. NAOTO
Acho que essa é a brand que veste a maior quantidade de pessoas.
SAIAS: as do tipo jeans servem pra quem usa calça até tamanho 40, mas eles tb têm uma grande variedade de saias com cintura de elástico e é um elástico BEM generoso, uma das minhas a cintura estica até 108cm.

BLUSINHAS / CARDIGANS: quando digo blusinhas me refiro as de modelo feminino XD Todas as que vi o tecido estica bem, sem muitos problemas quanto a cintura. Quem tem busto grande deve evitar cardigans de botão que, por causa deles, dependendo do tamanho do busto (acima de 44), em vez do tecido esticar, o cardigam vai forçar os botões e tem a chance deles ficarem "arreganhados".

BLAIZERS / JAQUETAS: a grande maioria é unissex e alguns têm diferença de tamanho (feminino e masculino), mas a maioria também é tamanho único. O problema maior é o ombro, um meu mede 41cm e fica desconfortável, mas é muito usável, atrapalha só quando preciso levantar os braços XD Meu namorado tb tem problemas com a jaqueta dele, mas também ñ é grande coisa. Quanto a cintura/busto depende mto se o item é fechado com botões ou zíper e se o material estica ou ñ, meninas que usam camiseta tamanho P ou M ñ terão problemas, já G é possivel que fique apertado, mas ainda é usável.

MOLETONS / CASACOS: são todos unissex e tamanho único, por isso a manga pode ficar curta em meninas de braço comprido e em alguns homens.


Sexy Dynamite London e Stigmata

Essas marcas fecharam mas ainda é possível comprar itens usados.

CAMISETAS / CAMISAS: Eles possuem vários tamanhos, XXS, XS, S, M e L, feminino e masculino (ambos fáceis de encontrar). O tamanho S é quase infantil (fico aqui pensando como deve ser o XXS...), pra uma pessoa normal e pequena o M é ideal, pra quem usa M o bom é comprar L e assim vai. Os bustos das femininas não costumam ser muito grandes, ñ deve passar dos 92cm e certeza que não chega aos 100, se seu busto é maior que 92, a boa seria apostar em tamanhos masculinos

SAIAS: em geral elas são para cinturas e quadris pequenos e é muito difícil encontrar saias com elastico na cintura.

BLAIZERS: acredito que os tamanhos femininos ñ sejam mto grandes quanto ao busto e cintura.

Algonquins
Vestidos, camisetas e casacos costumam ser feitos de material que estica. Atenção aos casacos ou camisetas que passam da linha do quadril, alguns podem ficar justos nessa região e não ficar com um caimento bom.
CAMISAS: o problema maior é o busto, que em geral vai até 85cm.

CALÇA / SAIAS: tamanhos pequenos.


Putumayo
Uma amiga japonesa me disse que essa é a marca que as mais gordinhas v-keirs usam xD então serve em praticamente todos.
SAIAS: A maioria é de elástico e estica bastante. É tudo tamanho único, mas alguns itens têm diferença na cintura, provavelmente porque são coleções mais novas ou antigas e podem servir tamanhos maiores (depender da sorte é foda ).

CALÇAS E AFINS: sem elástico na cintura e o material que costumam usar ñ estica muito, o quadril da maioria chega nos 100cm, mas a cintura ñ passa dos 70cm

SexPot Revenge
Quase tudo da Sexpot tem tamanhos grandes, pricipalmente porque agora a CDJapan revende pro exterior (exterior = fora do Japão)
CAMISETAS: Vestem desde a magrinha à "plus size"
CAMISAS: creio que na maioria o tamanho do busto não deve passar de 85cm.
CALÇAS / SAIAS: vários itens tem tamanhos maiores, se não me engano servem até 42 no máximo. As saias sem elástico são menores, servem até manequim 40.
CASACOS / MOLETONS: Sem muitos problemas aqui, o que é tamanho único é grande e em geral o tecido estica.


Deorart:
Têm algumas peças tamanho L e algumas servem em "plus size”. O material em geral estica.





Créditos / Credits
-Partes desse artigo foram traduzidos desse artigo que foi escrito pela lilusako@LJ e desse artigo escrito pela carnet_atelier@LJ.
-Imagens: retiradas de diversos sites como Tumblr, daily_lolita@LJ e scans de revistas primeiramente para uso pessoal. Se alguma foto for sua fique a vontade para me dizer que te darei créditos ♥
Pics were taken from various websites such as tumblr, daily_lolita@LJ and magazines scans inicially as personal use only. If one of then is yours please tell me and I will credit you ♥

5 comments:

  1. Me senti minúscula porque as únicas brands que batem com as minhas medidas são a Moi-même-Moitié e algumas coisas da Mary Magdalene e da Victorian Maiden :T

    DO WANT PUNK CLOTHES T^T

    ReplyDelete
  2. ^^
    achei que o post é bem útil, mas como eu sou pobre e provavelmente terei de me escravizar pra conseguir uma Burando então nem me desesperei quando vi as roupas da AP por pouco não cabem em mim..
    U.U (busto 88 cintura 76...)
    enfim, é de grande valia pra quem tem essas dúvidas!

    =****

    ReplyDelete
  3. oi!!!
    adorei seu blog e estou seguindo.
    me segue de volta?
    www.amorimortall.blogspot.com
    beijos

    ReplyDelete
  4. veio MUITO a calhar amei *-*

    ReplyDelete
  5. O que seria de mim sem esse post? Muito obrigada.

    ReplyDelete